Antes de realizar a compra de um carro em segunda mão é imprescindível que verifique se o vendedor, se for um particular, está em dia com os seguintes pagamentos e aspectos:
- O Imposto de Circulação.
- A Inspeção Veicular.
- Comprovar a quilometragem real e a antiguidade do veículo, bem como pedir o livro de manutenção e as faturas das reparações anteriores.
- Consulte o documento RENAVAM do veículo para dispor de um relatório do carro que alegue que não tem multas, embargos, ônus, etc.
O contrato de compra e venda. O contrato que formaliza a ação de comprar e vender o veículo deve estar assinado por ambas as partes. É importante que o comprador fique com uma cópia do mesmo. Caso efetue a compra em uma concessionária, você receberá uma fatura da Nota fiscal de compra da empresa.
Realizar a mudança de titularidade. Este é outro dos procedimentos que deve ser realizado no momento de comprar um carro usado. O vendedor conta com um prazo de 10 dias para comunicar a venda de seu carro para o departamento de trânsito e pedir a mudança do titular do veículo, o qual foi assinado por ambas partes.
Pagamentos. O normal é que o comprador do carro de segunda mão se encarregue de pagar as taxas correspondentes à mudança de titularidade e transferência do veículo, que deve efetuar no departamento de trânsito de sua comunidade autônoma.
Por último, você deve saber que o comprador do carro usado dispõe de um prazo de 30 dias para realizar a inscrição de seu novo veículo no Registro de Veículos do Departamento de trânsito. A documentação necessária para efetuar este trâmite é a seguinte:
- Cópia do contrato de compra.
- Cópia do RG do vendedor.
- Realizar a mudança de titularidade.
- Documentação do automóvel: IPVA. licenciamento, inspeção veicular, seguro.
- Documento de transferência do veículo.