Loader

Substituição de pastilhas de freio

Substituição de pastilhas de freio

Certificar-se de que os freios estão em boas condições de funcionamento e substituir peças gastas, como pastilhas e sapatos, quando chegar a hora certa, não vai apenas economizar dinheiro a longo prazo. Também pode potencialmente salvar seu veículo ou até mesmo sua vida em um acidente. Mas como saber quando substituir as pastilhas ou sapatos de freio? Para que servem? Vamos examinar mais de perto como, o quê e por que substituir as pastilhas e / ou sapatas de freio em seu veículo.

O QUE SÃO PASTILHAS DE FREIO? O QUE SÃO SAPATAS DE FREIO?

Os fabricantes de automóveis instalam dois tipos de freios em veículos de passageiros: freios a disco e freios a tambor. Ambos usam o atrito para diminuir a velocidade do veículo, mas também existem diferenças.

Os freios a disco usam “pastilhas” de peças especialmente projetadas de material de fricção feitas de substâncias orgânicas, metálicas ou cerâmicas pressionadas contra um rotor ou “disco” quando o motorista pisa no freio. O atrito resultante diminui a velocidade do veículo. Os freios a disco são encontrados nos eixos dianteiros de todos os veículos de passageiros modernos e também no eixo traseiro de muitos.

Os freios a tambor também usam material de fricção, bem como as pastilhas de freio a disco, mas são fixados em “sapatas” em forma de meia-lua pressionadas contra o interior de um tambor quando você pisa no freio. Sua fricção contra o tambor retarda o veículo. Os freios a tambor costumavam ser comuns nas quatro posições das rodas, mas em carros modernos e caminhões leves, eles são instalados apenas no eixo traseiro.

Sejam almofadas ou sapatos, ambos se desgastam com o uso, por isso é importante monitorar suas condições, inspecionando-os regularmente. Caso se desgastem antes de serem substituídos, outros componentes do sistema de freio podem ser danificados, especialmente os discos ou tambores de freio. Além de reparos frequentemente caros, dirigir com pastilhas ou sapatas de freio gastas pode resultar em condições de direção inseguras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *